CONVIDADOS

Kirsi Niinimäki
PhD, professora associada em Design, com pesquisa em moda no Department of Design at Aalto University, Finlândia. Sua pesquisa se concentrou na compreensão holística da moda sustentável, nos campos têxteis e nas conexões entre design, manufatura, modelos de negócios e consumo. Seu grupo de pesquisa Fashion/Textile Futures está envolvido em vários projetos de pesquisas que integram abordagens de ciclo fechado, bioeconomia e economia circular em sistemas de moda e têxteis, visando ampliar a compreensão de estratégias de design sustentável.

Lionel Jadot
Designer e arquiteto nascido em Bruxelas, Bélgica. Trabalha com objetos recuperados, quebrados, misturas de materiais e de épocas, fazendo composições improváveis, que convidam para mundos sutis, fora do ritmo, no limite da realidade.

Mariana Siqueira
Arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como arquiteta e paisagista na Índia Rural e no escritório holandês West 8, onde participou do projeto Madrid Rio, parque linear na capital espanhola. Colaborou também em projetos de Rosa Kliass em São Paulo e Goiânia e foi repórter da Revista AU (Arquitetura e Urbanismo). Em seus projetos, busca expressar valores estéticos e ecológicos de savanas e campos do Brasil. Ao trazer capins, ervas e arbustos nativos para ambientes urbanos, seu objetivo é inspirar a valorização e a conservação dessas importantes e incompreendidas paisagens.

Van Bo Le-Mentzel
Arquiteto, autor de “Der kleine Professor” (2016, ed. Ecowin – “O pequeno professor”, sem tradução para o português) e cineasta de Berlim. Lançou várias iniciativas que relacionam o design à participação social. Entre os projetos mais conhecidos, encontram-se o Hartz IV Möbel (2010), série de móveis acessíveis a um público de baixo poder aquisitivo (Hartz IV), e a Tinyhouse University (2015). Suas concepções fizeram parte de exposições internacionais e entraram para o acervo de diversos museus como o Vitra Design Museum. Em 2016, foi lançado seu primeiro longa-metragem, “3min of Fame, Love and Peace”. Recebeu diversos prêmios por propostas de sustentabilidade e participa ativamente de discussões sobre questões de urbanismo.

Vanessa Barragão
Nascida em Algarve, Portugal, a artista têxtil desenvolve o seu trabalho em seu ateliê Studio Vanessa Barragão. Em Lisboa, licenciou-se em Design de Moda e seguiu diretamente para o Mestrado na mesma área. Lá, percebeu o impacto negativo da indústria da moda no ambiente e decidiu que não seguiria a carreira. Após o término do curso, procurou emprego numa fábrica de tapetes, onde se aprofundou sobre o funcionamento de uma unidade de produção têxtil e sobre as técnicas ancestrais ainda em uso. Suas experiências resultaram num trabalho focado na recuperação, reuso e reciclagem de peças e tecidos, buscando a sustentabilidade.

Flavia Amadeu
Empresária e designer PhD pelo Centre for Sustainable Fashion do London College of Fashion. Desde 2004, pesquisa e desenvolve projetos com borracha nativa da floresta Amazônica, onde trabalha diretamente com comunidades ribeirinhas e artesãos locais. Assina a marca “Flavia Amadeu Design” e é proprietária da AMADEU Agência de Materiais e Design Sustentável. Em 2020, recebeu o Prêmio Muda de design sustentável e o Green Product Award, da qual é hoje embaixadora.

Kimberly Hex
Mestre em Design de Interiores com foco em Design Social pela Esa (Saint-Luc, Bruxelas), participa do Design With Sense¸ coletivo de arquitetos, designers de interiores e marceneiros/carpinteiros com sede em Bruxelas. Com sua natureza dinâmica e ouvido atento, orienta os momentos de co-design com os clientes, dando forma às ideias que emergem das sessões criativas.

Klaus Jorlet
Bacharel em Vendas e Marketing pela Business Academy Aarhus, onde também atuou como consultor sênior de relações comerciais e é professor convidado. Integrou o conselho da Den Danske Keramikfabrik, fábrica de cerâmica artesanal, e foi sócio de outras empresas de design antes de fundar a We Do Wood, com o conceito de que o novo design dinamarquês deve se basear em princípios de sustentabilidade.

Laurent Bourgeois
Antes de aprender marcenaria, Laurent se formou em tradução e teve várias experiências profissionais em logística, comunicação e gestão humanitária. No Design With Sense, atua na garantia da qualidade final dos projetos e resolve problemas técnicos que possam surgir durante a produção.

Eva Garibaldi
Designer nascida em Ljubljana (Eslovênia) e baseada em Rotterdam (NL). Graduada em Desenho Industrial pela Academia de Belas Artes e Design da Universidade de
Ljubljana, está finalizando seus estudos em Arquitetura de Interiores com a “Pesquisa + Design” no Instituto Piet Zwart, em Rotterdam. Em 2020, seu projeto de pesquisa de materiais “Papel + Bioplástico” foi selecionado como parte do catálogo Made in Slovenia pelo Centre for Creativity (MAO). Em Rotterdam, é membro ativo do grupo de pesquisa artística TreeCollective, que explora o papel de árvores nas cidades.

