DIAS: 12 E 13 DE MAIO

HORÁRIO: 9h ÀS 13h

ONDE:  CANAL NO YOUTUBE DA SEMANA DA EUROPA | UNBTVIED São Paulo

CAFÉ COM EUROPA MARCA INÍCIO DA XVII SEMANA DA EUROPA

Evento realizado nos dias 12 e 13 de maio inteiramente digital e gratuito vai debater temas como cidades mais sustentáveis, retomada verde, fortalecimento da bioeconomia e novo modo de vida e consumo, no contexto do design e da arquitetura.

 

A Semana da Europa, evento que acontece há 17 anos, chega a mais uma edição inteiramente digital. Para abrir a programação, nos dias 12 e 13 de maio, realiza-se a terceira edição do Café com Europa, dedicada ao tema HUMANO + DESIGN + NATUREZA, aliando o design sustentável à arquitetura.

Serão dois dias de palestras, entrevistas e apresentações de cases inteiramente gratuitas com designers e arquitetos brasileiros e europeus, com representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia e Portugal.  A realização é da EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, e da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Istituto Europeo di Design (IED).

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, explica que o Café com Europa marcará também o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio. “A data celebra a declaração de Robert Schuman de 1950, quando o então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França lançou as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia”.  Ele reforça ainda que, para a UE, a cultura tem um valor crucial. “A EUNIC é um parceiro essencial para nós, porque juntos promovemos os valores europeus de respeito pela diversidade cultural, mas também incentivamos o diálogo cultural e defendemos um papel mais forte da cultura nas políticas públicas e nas relações externas”.

A Semana da Europa permite a troca das experiências enriquecedoras entre cidadãos dos dois lados do Atlântico. “Em maio, o público terá acesso ao debate sobre o design e sustentabilidade, temas muito relevantes na Europa e no Brasil. Em setembro, vamos trazer conjuntamente mais atividades que permitirão uma imersão nas culturas europeias e reforçarão o diálogo com a cultura brasileira também em toda a sua diversidade. Neste momento sensível da pandemia, é a cultura que nos une e nos fortalece ainda mais quando ficamos em casa”, ressalta o embaixador.

“A presidência italiana da EUNIC tem o intuito de contribuir para o fortalecimento da diplomacia cultural e estreitar ainda mais os profundos laços de amizade entre Brasil e Europa. A edição 2021 do Café com Europa é mais uma ocasião para desenvolver uma conversa com designers e arquitetos brasileiros e europeus, colocando os jovens e a retomada verde no centro da pauta”, afirma o embaixador da Itália, Francesco Azzarello. “O design oferece uma linguagem universal e moderna para interpretar os desafios do futuro, com muitas aplicações em setores diferentes da cultura e da produção. Mesmo nesse espaço virtual não esquecemos que estamos na linda cidade de Brasília, símbolo do convívio entre natureza e arquitetura. Agradeço aos nossos parceiros UnB e IED pelo empenho na realização desta iniciativa”.


O Café com Europa será transmitido em tempo real nos canais do YouTube da Semana da Europa, da UnBTV e do Istituto Europeo di Design, com tradução simultânea (inglês/português). Os encontros serão virtuais em formato webinar, das 9h às 13h, com 30 minutos de duração cada e os participantes poderão interagir ao vivo e fazer perguntas pelo chat.  

Curadoria

A curadoria do Café com Europa: HUMANO + DESIGN + NATUREZA, realizada por profissionais dos departamentos de Arquitetura e Design da UnB, procurou selecionar jovens profissionais que tenham se notabilizado por suas contribuições práticas-teóricas, comprometidas com a sustentabilidade no seu mais amplo significado (ambiental, econômico e social), a nível nacional e internacional. A diversidade de expressões artísticas, usos e implicações de materiais, potencial pedagógico e a escala dos trabalhos (da paisagem ao objeto) foram critérios adotados para definição da programação, que contará com palestras, entrevistas e exposição de cases diversos.

EUNIC no Brasil e no mundo

A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada pela EUNIC Brasília, que representa os estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.

A EUNIC é uma plataforma global que reúne os 27 países membros da UE em mais de 90 países do mundo através de uma rede de 125 “clusters”, juntando as experiências dos países membros, dos países associados e dos parceiros locais.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Existem hoje seis clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Em Brasília, a EUNIC é presidida, em 2021, pela Embaixada da Itália, cabendo as duas vice-presidências a Alemanha (Goethe-Zentrum) e a Portugal (Instituto Camões – Centro Cultural Português).

REALIZAÇÃO