top of page
953X407 - SEMINARIO-02.png

ASSISTA AQUI AO EVENTO

Mundo digital, arte e educação:

a importância do senso crítico no contexto da infodemia

 

“Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte” é tema de seminário internacional promovido pela Semana da Europa 2021 com a presença de especialistas brasileiros e europeus

A XVII Semana da Europa promove, nos dias 21 e 22 de setembro, o Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte”. O evento terá  a participação de especialistas em Alfabetização Midiática e Informacional do Brasil, da Alemanha, da Bélgica, da Eslovênia, da Finlândia, da França, da Itália, de Portugal e da Suécia. A transmissão será on-line e gratuita pelo canal do YouTube da Semana da Europa.

 

O projeto “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte” foi selecionado no ano passado no âmbito do edital internacional “EUNIC cluster fund call for proposal 2020” e é realizado pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália e pela Delegação da União Europeia no Brasil .

 

Com o aumento da circulação de informações no mundo, vem o grande desafio do desenvolvimento do senso crítico, já que o contexto de infodemia é caracterizado pela dificuldade em encontrar fontes e orientações confiáveis, discernir o que é informação do que é desinformação, fato de opinião, com consequências em todas as áreas. Nesse cenário, a educação midiática se torna uma ferramenta fundamental para promover uma sociedade mais consciente.

 

Além do Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte”, o projeto é composto por uma formação de professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal, além de profissionais e artistas. Essa formação contempla cinco workshops nacionais (que vêm acontecendo semanalmente do dia 4 de setembro até o dia 2 de outubro) e da produção de um e-book, estimulando a reflexão-ação sobre Alfabetização Midiática e Informacional e Educomunicação nas práticas educativo-culturais e nas políticas públicas. Ela conta ainda com uma equipe de curadoria formada por professoras da FAC/UnB e do curso de Jornalismo do IESB.

 

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Cristiane Parente, “o evento foi pensado para oferecer diversos olhares, sotaques, conceitos e práticas educomunicativas, democratizando informações relevantes na direção de uma formação cidadã baseada na comunicação como um direito humano.”

 

Entre os professores dos workshops estão Edgar Rebouças e o Grupo Comunicaê (UFES), Rafael Gué-Martini (UDESC), Takumã Kuikuro (Coletivo Kuikuro de Cinema), Fabiano Ormaneze (UFAM), Andréa Pinheiro, Inês Vitorino Sampaio e Geórgia Pereira (UFC) e Alexandre le Voci Sayad (Unesco e Canal Futura).

 

Convidados

 

Para promover um rico debate sobre o assunto com trocas de experiências e melhores práticas adotadas em diversos países europeus, o Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte” contará com os seguintes participantes:

 

Ana Regina Rego

 

Jornalista pela Universidade Federal do Piauí com mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP, com estágio de doutorado na UAB/Barcelona. Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. É coordenadora geral na RNCd Brasil - Rede Nacional de Combate à Desinformação.

 

Andy Demeulenaere

 

Coordenador do Mediawijs, o Centro Flamengo de Conhecimento para Alfabetização Digital e Mídia, desde 2015, projeto que ajuda os cidadãos da comunidade flamenga em Flandres e Bruxelas a usarem a tecnologia digital e a mídia de forma ativa, criativa, consciente e crítica para participar da sociedade. Cyberbullying, discurso de ódio online, desinformação e inclusão digital ocupam um lugar de destaque em sua agenda, assim como aproveitar as oportunidades da mídia digital para criar, informar e aprender.

Participa no grupo Media Literacy Expert da Comissão Europeia.

 

Divina Frau-Meigs

 

Professora de Ciências da Comunicação e da Informação na Universidade Sorbonne Nouvelle (França). Formada pela Universidade Sorbonne, pela Stanford University e pela Annenberg School for Communications (University of Pennsylvania). É especialista da UNESCO (sobre MIL, mídia social, juventude e radicalização), do Conselho da Europa (sobre MIL e educação para a cidadania digital) e da União Europeia (sobre MIL para todos e desinformação on-line) e pesquisadora nos usos e práticas da mídia pelos jovens e distúrbios da informação (radicalização, desinformação, discurso de ódio).

Fidel Bartholdy Graduado em Estudos do Oriente Médio e Ásia Meridional com ênfase em Ciências Políticas na Universidade Philipps de Marburg e pós-graduação em Estudos Socioculturais na Universidade Europeia Viadrina de Frankfurt/Oder. Dedica-se a temas relacionados à migração, ao islamismo na Europa, à sociedade civil e educação política. Atualmente, atua como gerente de um projeto para prevenção da radicalização on-line na Mediale Pfade.

 

Friederike von Gross

 

Diretora-executiva da Sociedade de Pedagogia das Mídias e Cultura Comunicacional (GMK). Pedagoga, atua há muitos anos no campo científico e prático da pedagogia das mídias. Lecionou e desenvolveu pesquisas sobre o YouTube, mídias sociais e jogos digitais, entre outros. Doutorado pela Universidade de Bielefeld sobre a aprendizagem informal em espaços jovens influenciados pelas mídias.  

 

Gianna Cappello

 

Professora da Universidade de Palermo (Itália), onde leciona cursos de graduação e pós-graduação em sociologia digital e educação midiática. Presidente da MED (Associação Italiana de Educação Midiática) e co-editora da revista "Media Education – Studi, ricerche e buone pratiche”. É ainda vice-presidente da IAME (Associação Internacional de Educação Mediática). Seus campos de interesses são teoria da crítica na cultura midiática, sociologia da infância e juventude, serviço social digital, educação midiática e sociologia digital.

 

Manuel Pinto

 

Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor catedrático (aposentado) do Instituto de Ciências Sociais e pesquisador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, centro de que foi diretor. Tem trabalhado nas áreas de Estudos Jornalísticos, Políticas da Comunicação e dos Media, e Literacia Mediática. É co-diretor do Observatório de Media, Informação e Literacia (MILOBS.PT). Foi Diretor do Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da UMinho. Foi jornalista e editor do Jornal de Notícias (1980-1988), trabalhando atualmente como voluntário no jornal digital SeteMargens.com.

 

Minna Harmanen

 

É conselheira de Educação na Agência Nacional de Educação da Finlândia (EDUFI), especializada em questões de ensino da língua finlandesa (como língua materna) e literatura e alfabetização midiática na educação, bem como teatro e artes literárias no campo da Ensino Básico nas artes. Estudou língua e literatura finlandesa e estudos pedagógicos para professores de disciplinas da Universidade de Helsinque. Trabalhou por 16 anos como professora de língua e literatura finlandesa na Ensino Básico e no Ensino Médio.

 

Paolo Celot

 

Especialista em Assuntos Europeus e Cultura Midiática e membro fundador e diretor da EAVI, uma associação europeia ativa em mídia, educação e questões relacionadas com os cidadãos. Antes de se mudar para Bruxelas, trabalhou extensivamente na radiodifusão tanto em Londres quanto em Milão, incluindo BBC e RAI, canais de televisão privados e agências de publicidade. É autor de estudos, livros, projetos europeus, artigos e diversos conteúdos audiovisuais em toda a Europa. É também convidado a participar em vários grupos consultivos internacionais, incluindo Comissão Europeia, Observatório Europeu do Audiovisual e Comitê Diretivo para os Media e a Sociedade da Informação do Conselho da Europa.

 

Thomas Nygren

 

Professor sênior de didática em Uppsala e professor associado de história com especialização em Ciências da Educação na Universidade de Umeå. Seus amplos interesses

de pesquisa incluem Educação para a compreensão internacional, pensamento histórico, competência digital, pensamento crítico e direitos humanos. Ele é o líder de pesquisa nos projetos Nyhetsvärderaren e GÄCKA e especialista no grupo de trabalho da Comissão Europeia para a alfabetização digital contra a desinformação.

 

Žiga Turk

 

Professor de Informática da Construção na Faculdade de Engenharia Civil e Geodésica da Universidade de Ljubljana, Eslovênia. Além de sua carreira acadêmica, onde trabalhou com design de comunicação, construção integrada de computadores e ciência da internet, foi duas vezes ministro no Governo da Eslovênia e Secretário Geral do Grupo de Reflexão sobre o Futuro da Europa de Felipe Gonzalez.

 

Ficha Técnica:

 

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia;  Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

Coordenação e Curadoria: Cristiane Parente - Iandé Comunicação e Educação; IESB; FAC/UnB

Comunicação: Diana Leiko - Atelier Comunicação Personalizada

Produção: Cristiane Parente e Vanessa Medrado

Produção Executiva: Vanessa Medrado

Técnica - Seminário Internacional: Produssa

Técnica - Workshops Nacionais:  Juliano B. Prettz

 

Curadoria: Cristiane Parente, Daniella Goulart, Dione Oliveira Moura, Mariana Lopes e Rafiza Varão

E-book (Orgs): Cristiane Parente, Daniella Goulart, Dione Oliveira Moura e Rafiza Varão

Apoio Institucional: SOS Imprensa (FAC/UnB); Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI); Laboratório de Educação, Linguagem e Arte do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (LELA/CEAD/UDESC), Rede Nacional de Combate à Desinformação - RNCD, Grupo Alicerce, Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.

Serviço:

 

Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte”

Datas: 20 e 21 de setembro

Horário: Das 9h às 13h10

Transmissão pelo canal da Semana da Europa no YouTube

Programação completa: https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario

Evento gratuito

 

*Haverá tradução simultânea (inglês/ português) e os participantes poderão interagir via chat.

bottom of page