DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL

A União Europeia mantém relações diplomáticas com quase todos os países do mundo. Não só estabeleceu parcerias estratégicas com os principais intervenientes internacionais, como está plenamente empenhada na cooperação com potências emergentes em todo o mundo, tendo assinado acordos de associação bilaterais com alguns dos Estados vizinhos. Além-fronteiras, a UE é representada por uma rede de 141 delegações, que têm funções semelhantes às de uma embaixada. 

 

O Brasil e a União Europeia compartilham uma relação de longa data com base em fortes laços culturais e históricos, uma herança comum, que contribui no tempo para reforçar suas relações econômicas e políticas. O Brasil foi um dos primeiros países com os quais a UE estabeleceu relações diplomáticas, iniciando esta relação em 1960 com a troca de missões diplomáticas formais. A UE e o Brasil também são parceiros estratégicos desde 2007, quando a UE reconheceu o Brasil como um dos seus principais interlocutores mundiais através da criação formal da Parceria Estratégica UE-Brasil.

 

Desde 2007, as duas partes realizam reuniões anuais de Cúpula, focando os principais desafios globais como as alterações climáticas a crise financeira internacional, bem como a análise das situações regionais. Estes eventos têm sido muito bem sucedidos gerando uma dinâmica positiva no relacionamento e fornecendo orientação e estímulo para uma cooperação intensificada em nível mais técnico. Mais de trinta diálogos setoriais foram criados até agora, e a implementação do segundo ano da Plano de Ação Conjunta UE-Brasil, está em constante avanço.

 

EUNIC BRASÍLIA

EUNIC CURITIBA

EUNIC RIO DE JANEIRO

EUNIC SALVADOR

EUNIC SÃO PAULO