SPEAK DATING

 

Dias: 26 de setembro

Hora: 15 às 18h
Inscrições: http://bit.ly/XVISEU_SpeakDating

Está com seu repertório de idiomas europeus meio enferrujado, aproveitou a quarentena para fazer um curso de línguas e está sentindo vontade de praticar ou apenas tem interesse em descobrir curiosidades sobre algum país? Um evento inédito no Brasil, que pretende reunir centenas de pessoas para praticar conversação e apresentar a cultura europeia, já tem data e hora para acontecer: é o Dia Europeu das Línguas – Speak Dating, que tem o objetivo de estimular a aprendizagem de idiomas e vai colocar brasileiros e falantes nativos em contato por uma tarde inteira de muita conversa e trocas culturais! Já anota na agenda: dia 26 de setembro, das 15h às 18h, pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/XVISEU_SpeakDating.

 

O Speak Dating faz parte da XVI edição da Semana da Europa (SEU) organizada pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e é uma atividade 100% virtual e gratuita. A ideia é proporcionar aos participantes uma experiência multicultural e multilinguística, numa versão digital dos encontros em que as pessoas praticam línguas estrangeiras e conhecem novos universos idiomáticos. Ambientes para apresentar aspectos culturais de diversos países também farão parte do evento. E o melhor: os participantes não devem se preocupar com o nível de conhecimento que têm dos idiomas. A ideia é se divertir e conversar com gente diferente. 

 

“Um evento deste porte, com a quantidade de pessoas que vão poder participar, seria praticamente inviável presencialmente. O fato de promover uma iniciativa como essa no formato on-line torna o evento muito mais democrático. Pessoas com acesso à internet, de qualquer lugar do Brasil, podem participar”, destaca Renato Silva, gerente da Cooperação Pedagógica do Goethe-Institut São Paulo. 

 

Propósito educativo e cultural

O Dia Europeu das Línguas – Speak Dating foi possível graças ao Goethe-Institut São Paulo, que cedeu sua estrutura e conduziu em grande parte os preparativos para o evento. “Será uma oportunidade para tirar dúvidas e aproveitar para falar sobre os idiomas europeus em si, assunto que nem sempre surge quando conversamos com um estrangeiro. Também acredito que o Speak Dating pode despertar a curiosidade sobre as diversas línguas europeias e as muitas possibilidades de aprender essas línguas. Às vezes, o simples fato da pessoa ter o contato com o idioma já desperta o interesse em aprender”, reforça Renato Silva.

 

“Com a pandemia, diversas soluções criativas para promover novos formatos de intercâmbio cultural foram pensadas no mundo todo. O Speak Dating é uma forma de oferecer a brasileiros e europeus a possibilidade de estreitarem laços e aperfeiçoarem suas habilidades em diversos idiomas”, explica Aleksandra Luszczynska, especialista em cultura e promoção da Embaixada da Polônia em Brasília e presidente da Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic Brasília). “A Semana da Europa sempre teve a vocação de estimular trocas culturais e de saberes. Foram 15 edições presenciais em que Brasil e a União Europeia se fizeram mais próximos e enriquecidos culturalmente. Este ano, muda-se o cenário, mas a essência do evento segue firme e, por se tratar de um formato on-line, ampliada”, destaca.
 

Como funciona?

O Speak Dating vai contar com diferentes tipos salas: Sala Principal, Sala Speak Dating e Sala Painel. A Sala Principal é onde tudo começa. Nela, os participantes terão acesso a mais informações sobre as atividades e acesso aos links dos demais ambientes. Nas Salas Speak Dating, será possível conhecer falantes nativos de diversos idiomas e nas Salas Painéis os participantes poderão interagir com apresentações e oficinas organizadas por instituições representantes de diversos países europeus no Brasil. 

 

Para participar do Speak Dating, é necessário ter acesso à versão mais atualizada da plataforma Zoom. Basta acessar a Sala Principal, por meio do link enviado para o e-mail cadastrado, e solicitar a entrada em uma das salas de conversa ou de apresentações. Durante toda a experiência, moderadores estarão disponíveis para fornecer os acessos e esclarecer dúvidas. 


“O evento é uma iniciativa muito eficaz para unir o interesse dos brasileiros pelas culturas e pelas línguas europeias, com falantes nativos de cada idioma. É uma oportunidade inédita para conhecerem a diversidade cultural que a Europa tem a oferecer, destaca Balázs József, cônsul Cultural e de Educação do Consulado Geral da Hungria em São Paulo. “O idioma húngaro é bem peculiar por não pertencer a nenhuma família grande de idiomas europeus, pois é uma língua urálica. Então, nesse sentido, os participantes poderão entrar em contato com um idioma único no mundo. A ideia é que a pessoa leve consigo nem que seja um pouquinho de cada idioma e cultura”, completa.

Diversidade linguística 

O dia 26 de setembro foi oficializado como Dia Europeu das Línguas em 2001 pelo Conselho da Europa, que naquele ano realizou, com o apoio da União Europeia, o Ano Europeu das Línguas. O principal objetivo da data é fomentar a aprendizagem de idiomas em toda a Europa, além de estimular a comunicação intercultural e celebrar a diversidade linguística e cultural do continente. É uma forma de encorajar as pessoas a aprenderem um novo idioma ou, simplesmente, de terem orgulho de suas habilidades linguísticas. É comum haver uma série de eventos neste dia, incluindo aulas de idioma, atividades de conversação e até programas de rádio e televisão. Neste ano, dentro da programação da XVI Semana da Europa, o Brasil fará parte das comemorações por meio do Speak Dating.

Speaking-date-programacao.png

EUNIC BRASÍLIA

EUNIC CURITIBA

EUNIC RIO DE JANEIRO

EUNIC SALVADOR

EUNIC SÃO PAULO

EUNIC PORTO ALEGRE