EUNIC (European Union National Insitutes for Culture)

A EUNIC é uma rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais criada em 2006 e formada por 36 instituições representando todos os 28 países membros da EU. Atualmente a instituição conta com mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo. A associação atua nas áreas de artes, aprendizado de línguas, educação, ciência, diálogo intercultural e desenvolvimento.

A nível local, os membros EUNIC estão reunidos em clusters a fim de organizar iniciativas conjuntas. Um cluster pode reunir membros de um país, cidade, ou região, dependendo das condições locais. Atualmente, há mais de 100 clusters EUNIC distribuídos entre Ásia, Austrália, Europa, Oriente Médio, África e nas Américas.

A rede EUNIC é baseada nos princípios de cooperação livre e trabalha seguindo preceitos de uma ONG, tendo uma administração independente e flexível. O gabinete da EUNIC Global em Bruxelas apoia o trabalho dos clusters EUNIC em todo o mundo.

 

Declaração de missão:

 

“EUNIC é a rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais envolvidos nas atividades culturais e relacionadas para além das próprias fronteiras nacionais. A EUNIC reúne organizações de todos os 28 Estados-Membros da UE e agrega valor através da sua rede global de clusters. Reunindo os recursos e as competências de seus membros e realizando trabalhos conjuntos sobre áreas comuns de interesse, EUNIC é um parceiro reconhecido da UE e de seus interlocutores interessados na definição e implementação da política europeia de cultura dentro e fora da UE.

A EUNIC promove a diversidade e o diálogo cultural e defende um papel mais forte da cultura nas políticas públicas e nas relações externas, tanto a nível europeu como internacional.

Através dos seus clusters, EUNIC tem uma forte capacidade para realizar projetos transnacionais colaborativos que liguem cultura e sociedade, bem como um potencial significativo para formação e pesquisa em diplomacia cultural e relações culturais."

 

Para mais informações sobre a EUNIC acesse o site de EUNIC Global

EUNIC BRASIL

 

Até 2015 existia um único cluster EUNIC no Brasil, aquele de Brasília, fundado em 2008 com o nome EUNIC Brasil e que coroava um processo intenso de cooperação cultural entre os institutos nacionais culturais e embaixadas dos países europeus. Nos últimos dois anos foram criados mais quatro clusters nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Os clusters brasileiros contam com a participação da maioria dos países-membros da União Europeia, representados por seus respectivos institutos culturais oficiais ou, no caso de países sem representação local dos institutos culturais oficiais, das embaixadas e consulados.

A EUNIC Brasil conta também com o  fundamental apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e colabora com inúmeros parceiros culturais brasileiros e internacionais. A participação das atividades da EUNIC é sempre voluntária.

Em dezembro de 2016, os clusters de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador adotaram uma estratégia trienal conjunta para a realização de projetos que irão além da Semana da Europa, que, até o momento, é o carro-chefe das atividades EUNIC no Brasil.

Declaração de missão:

“Os clusters brasileiros EUNIC, sediados nas cidades de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador são formados por institutos culturais, embaixadas e consulados dos estados membros da União Europeia. Eles operam nas cinco regiões do país, graças à colaboração mútua e a estreita parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil.

As atividades desenvolvidas pelos clusters focam na capacitação para o desenvolvimento sociocultural, procurando estabelecer um bom equilíbrio entre a abordagem cultural tradicional, baseada nos eventos, e a nova diplomacia cultural, fundada em projetos estruturais e focada na formação, na construção de confiança e na compreensão e diálogo entre pessoas.

Os clusters brasileiros de EUNIC estão trabalhando para influenciar e transformar a colaboração cultural com as instituições brasileiras e tornar-se a referência para as atividades culturais e educacionais relacionadas à União Europeia. O objetivo final dessas ações é melhorar e aprofundar o conhecimento, a imagem e o entendimento mútuo entre o Brasil, a União Europeia e seus Estados Membros.”

 

Membros EUNIC BRASIL

  • EUNIC BRASÍLIA

Embaixadas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.  

Institutos culturais: Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Cervantes.

 

  • EUNIC CURITIBA

Consulados: Itália, Polônia.

Institutos de cultura: Aliança Francesa, Casa da Cultura Polônia-Brasil, Goethe Institut, Instituto Cervantes.

 

  • EUNIC RIO DE JANEIRO

Institutos de cultura: Aliança Francesa, British Council, Goethe Institut, Instituto Cervantes, Instituto Cultural da Dinamarca, Istituto Italiano di Cultura.

 

  • EUNIC SALVADOR

Institutos de cultura: Aliança Francesa, Goethe Institut, Instituto Cervantes.

 

  • EUNIC SÃO PAULO

Institutos de cultura: Aliança Francesa, British Council, Goethe Institut, Institut Français, Instituto Cervantes, Istituto Italiano di Cultura.

Presidentes:

As atividade de cada clusters são coordenadas pelos presidentes, eleitos entre os membros do cluster. Os clusters EUNIC tiveram os seguintes Presidentes:

 

EUNIC BRASÍLIA

  • 2008/2009 - Joanna Pliszka (Embaixada da Polônia)

  • 2009/2010 - Adriano Jordão (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua)

  • 2010/2011 - Sabine Plattner (Goethe-Zentrum Brasília)

  • 2011/2012 - Pedro Eusébio Cuesta (Instituto Cervantes de Brasília)

  • 2012/2013 - Jean Bourdin (Aliança Francesa de Brasília)

  • 2013/2014 - Karolina Małaczek (Embaixada da Polônia)

  • 2014/2015 - Gabriele Annis (Embaixada da Itália)

  • 2015/2017 - Sabine Plattner (Goethe–Zentrum Brasília)

  • 2017/2018 - Lieselotte Pellens (Embaixada do Reino dos Países Baixos)

  • 2018/2019 - Rosa Sánchez-Cascado Nogales (Instituto Cervantes)

EUNIC CURITIBA

  • 2015/2016 - Schirlei Mari Freder (Casa da Cultura Polônia Brasil)

  • 2016/2017 – Claudia Römmelt (Goethe-Institut Curitiba)

  • 2017/2018 - Bertrand Lacour (Aliança Francesa)

EUNIC RIO DE JANEIRO

  • 2015/2016 - Óscar Pujol Riembau (Instituto Cervantes)

  • 2016/2017 – Jean-Paul Lefèvre (Aliança Francesa)

  • 2018/2018 - Robin Mallick (Goethe-Institut Rio de Janeiro)

EUNIC SALVADOR

  • 2015/2017 - Olívia Deroint (Aliança Francesa)

  • 2017/2018 - Alberto Gascón Gonzalo (Instituto Cervantes)

EUNIC SÃO PAULO

  • 2015/2017 - Eric Klug (British Council)

  • 2017/2018 - Katharina von-Ruckteschell-Katte (Goethe-Institut São Paulo)

EUNIC BRASÍLIA

EUNIC CURITIBA

EUNIC RIO DE JANEIRO

EUNIC SALVADOR

EUNIC SÃO PAULO