
O Festival Cultural Europeu tem início em 10 de maio, com a Mostra de Cinema Europeu, que vai até 14 de maio, no CCBB Brasília. No 13 de maio, o evento será um dia inteiro de programação, com teatro e contação de história para crianças; cinema com filmes europeus premiados e inéditos no Brasil; apresentações de música e dança; e estandes das embaixadas, dos institutos culturais e de gastronomia típica dos países da União Europeia.

Lara Kadocsa
A cantora alemã, acompanhada do violonista Harald Kügler, apresenta repertório em alemão, inglês, espanhol e francês, além de interpretações, em língua portuguesa, de canções de renomados artistas brasileiros.

Grupo Mandalum
O grupo formado por músicos de quatro nacionalidades diferentes: Alemanha, Bélgica, Eslovênia e França apresenta o Concerto dos Oceanos, com participação especial do coral da escola Lycée Français François Mitterrand de Brasília.

Primož Šukič.
O guitarrista, compositor e improvisador esloveno apresenta seus trabalhos artísticos mais recentes, em que busca expandir o repertório de guitarra elétrica, violão solo e da música de câmara por meio de práticas de improvisação.

Grupo Folclórico Wisla
Um dos maiores representantes culturais poloneses do mundo, fundado em 1928, e com 170 integrantes.

Midsummer
Um dos maiores eventos tradicionais da Suécia. É com ele que os suecos celebram o solstício de verão, marcando o fim do frio e da escuridão e abrindo caminho para a luz e dias mais alegres. Tradicionalmente, as pessoas se vestem de cores claras e alegres, colhem flores para fazer coroas e enfeitam o Majpole, um mastro erguido para ser o centro da cantoria e dança que animam a celebração.

Valter Lobo
Músico e compositor português que tem conquistado um número crescente de ouvintes e seguidores em Portugal e no Brasil. Seu primeiro disco, “Mediterrâneo” (2016) começa a ser cultuado na cena independente de Portugal. Com seu segundo disco “Primeira parte de um assalto” (2022), Valter Lobo apresenta canções que retratam de forma romanceada a visão que o autor tem do mundo, temperada por uma certa melancolia.

Karmento
Depois de se tornar a grande descoberta da última edição do Benidorm Fest, a artista e compositora traz um pouco da Espanha ao Brasil, com o repertório de sua turnê “Alma, tierra y libertad”.
Teatro SLU nas Escolas
Sabendo que a educação se constitui na mais poderosa de todas as ferramentas de intervenção no mundo para a construção de novos conceitos e, consequentemente, mudança de hábitos, o projeto “Teatro do SLU nas escolas” surge como uma iniciativa de conscientização sobre a importância de realizar a correta separação do lixo. A ideia é implementar essa consciência desde cedo, sendo a escola o ambiente mais propício para tal. Com uma linguagem de fácil entendimento, o projeto Teatro do SLU nas escolas, traz uma proposta de educação totalmente lúdica, de fácil compreensão, para estudantes da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental.
Companhia Os Buriti
Criada em 1995, dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou 14 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Grécia, Paraguai e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças, jovens e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Outra característica do grupo é a pesquisa e a criação de trilhas sonoras originais executadas ao vivo.

