CURATING ZEITGEIST 1968

 

São Paulo (SP)

Data: 12 de maio

Horário: 19h - 22h  

Local: Casa do Povo

Endereço: Rua Três Rios, 252 - Metrô Tiradentes

Para abordar esta questão e propor novas práticas na área da curadoria, a rede EUNIC (European National Institutes for Culture), em parceria com a Casa do Povo e o SESC São Paulo, organizam workshop e painel “Curating Zeitgeist-1968”, na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252 – Metrô Tiradentes) dia 12 de maio (sábado), das 19h às 22h. As atividades integram a 14ª edição da Semana da Europa.

 

Gratuita, a programação é direcionada a gestores, programadores e curadores independentes e tem como tema a efervescência cultural referente aos eventos de 1968. O workshop, que acontece das 14h às 17h, conta com a participação de Danilo Cymrot, do Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, Luca Vitone, artista e pesquisador italiano, e Stefan Solomon, curador e pesquisador do Reino Unido. Já o painel de discussão, que ocorre às 17h30, recebe  os artistas Luca Vitone e Rafael RG, Stefan Solomon e a crítica cultural e psicanalista Suely Rolnik.

 

A programação é gratuita e as atividades contarão com tradução simultânea.

 

Em seguida, haverá coquetel e exibição do filme “No Intenso Agora”, do diretor brasileiro João Moreira Salles (2017, 127 min) que apresenta uma descontrução das revoluções políticas da década de 60 pela narrativa do diretor.

 

A concepção de Curating Zeitgeist - 1968 é motivada pelo interesse comum dos institutos culturais europeus: promover o diálogo e a troca entre profissionais, projetos e organizações em São Paulo, a fim de desenvolver novas maneiras de pensar e produzir cultura no nosso tempo. Neste contexto, a curadoria é vista como o processo de investigação e proposição de intervenções culturais em um contexto abrangente, considerando não somente as artes, mas as mais relevantes expressão contemporâneas da cultura urbana no mundo inteiro.

 

PROGRAMAÇÃO CURATING ZEITGEIST – 1968

14H ÀS 17H | WORKSHOP

Direcionado a gestores, programadores e curadores independentes

Inscrições até 7 de maio: bit.ly/2r59wW6

Capacidade: 20 pessoas

 

17H30 ÀS 19H | PAINEL DE DISCUSSÃO

Não há necessidade de inscrição

Capacidade: 70 pessoas

 

19H ÀS 20H | COQUETEL

 

20H ÀS 22H | EXIBIÇÃO DO FILME “NO INTENSO AGORA”

de João Moreira Salles (2017)

Capacidade: 70 pessoas

 

 

Contato para imprensa

Simone Malina

Goethe-Institut São Paulo

Telefone: 11 3296 7022

E-mail: simone.malina@goethe.de

EUNIC BRASÍLIA

EUNIC CURITIBA

EUNIC RIO DE JANEIRO

EUNIC SALVADOR

EUNIC SÃO PAULO