VISITA OFICIAL DOS EMBAIXADORES DOS ESTADOS

MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA

 

CURITIBA (PR)

Data: 2 a 6 de maio

Local: Vários locais

O Paraná é o estado escolhido para sediar a missão dos Embaixadores da União Europeia no Brasil, que se realiza entre os dias 2 e 6 de Maio (quarta-feira a domingo), pelo seu potencial econômico, pela sua localização estratégica em relação ao Mercosul e pelos seus laços culturais e históricos em relação à Europa. Esta iniciativa tem como principal objetivo trocar informações sobre temas políticos, econômicos e culturais, além de prestar informações sobre as principais políticas europeias e manifestar o interesse em desenvolver as relações comerciais com o Brasil e com o Estado.

A missão liderada pela União Europeia conta com a participação do Embaixador da EU no Brasil, João Gomes Cravinho e dos chefes de missão da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, Romênia e Suécia.

Segundo o Embaixador da União Europeia no Brasil, "o Paraná goza de uma situação privilegiada no cenário nacional, com uma economia consolidada e um ambiente propício a atrair o interesse de investidores internacionais. É o estado que mais pode se beneficiar de um acordo com a União Europeia. Esse acordo pode representar um incremento grande de comércio e indústria para o mercado europeu. Paralelamente, a presença dos europeus no Panamá contribuiu para um reforço do desenvolvimento social, económico e cultural paranaense. Por exemplo, Curitiba é o local ideal para ser visitado por europeus, por ser uma cidade que olha para o futuro, uma cidade com o compromisso constante entre a inovação e a tecnologia, uma cidade fruto de influências culturais de diversos países que integram a União Europeia".

Em relação à relação comercial entre o Estado do Paraná e a União Europeia em 2017 a União Europeia foi o segundo mercado de destino das exportações do Paraná EUR1.83 bilhões e o primeiro mercado de origem das importações a Paraná EUR 2.13 bilhões. No que se refere aos investimentos, o IED produtivo anunciado entre 2006 e 2015 da UE no Paraná foi de EUR 3.926 bilhões, o qual gerou aproximadamente 17.469 empregos.

"Estes números falam por si quanto à importância da relação econômica UE-Paraná. A nossa relação não é apenas quantitativamente elevada, ela é também qualitativamente saudável: o nosso relacionamento comercial é equilibrado, exportamos e importamos um do outro em quantidades semelhantes, e o nosso comércio mostra grandes complementaridades" avalia o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.  

O início da missão é marcado pela visita a uma maiores obras da engenharia moderna, a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, onde os embaixadores serão recebidos pelo diretor geral brasileiro, Marcos Stamm, e pelo Diretor-Geral Paraguaio James Spalding.

No dia 3 de Maio, os embaixadores europeus encontram-se com a Governadora do Estado Cida Borghetti, seguido de uma reunião com os principais secretários de Estado. Mais tarde têm um encontro com o Presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Luiz Traiano seguido de um almoço de trabalho com a Federação das indústrias do Paraná e o G7. Durante a tarde, terão um encontro com o Juiz Sérgio Moro e uma reunião com o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo.

No dia 4 de Maio, os embaixadores iniciam o dia com um encontro com o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Melo Fonseca, seguido de um workshop científico sobre o programa internacional Horizonte 2020, a principal iniciativa da UE na promoção da ciência. Ainda na Universidade Federal do Paraná, o grupo participará num seminário sobre as relações "União Europeia-Brasil". Da parte da tarde, os embaixadores terão um almoço na Volvo seguido de uma visita guiada ao parque tecnológico da empresa.

Ao final do dia, os embaixadores visitam o museu paranaense acompanhados pelo Secretário de Estado da Cultura.

A visita dos embaixadores europeus também celebra a Semana da Europa em Curitiba, organizada pela Delegação da União Europeia e pelos Institutos Culturais Europeus e as Embaixadas europeias (EUNIC). Esta celebração em Curitiba, conta com dois eventos culturais que constam da agenda dos Embaixadores: no dia 4 de Maio, um concerto clássico na Capela Santa Maria e no dia 5 de Maio exibição do filme espanhol "23-F. O filme" que faz parte da programação do Festival de Cinema Europeu.

A finalizar a missão, no dia 5, a programação prevê uma visita a Morretes e Antonina, com parada nos alambiques das cachaças artesanais.

EUNIC BRASÍLIA

EUNIC CURITIBA

EUNIC RIO DE JANEIRO

EUNIC SALVADOR

EUNIC SÃO PAULO