top of page

EDITAL PARA PROFESSORES DE ARTE DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO DF E ARTISTAS

De 1º de setembro a 2 de outubro, a EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, e a Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia, Centro Universitário IESB e apoio institucional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), realizam a formação de 40h “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”.

 

A formação será composta por cinco workshops, um seminário internacional de dois dias e produções individuais. A formação é voltada preferencialmente a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal, mas professores de outras disciplinas que tenham interesse também podem participar, e artistas locais que comprovadamente tenham iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes .

OBJETIVO


Formar multiplicadores em Alfabetização Midiática e Informacional no âmbito das artes, considerando o potencial mobilizador desta disciplina, preparando diretamente educadores e artistas e, indiretamente, famílias, crianças e adolescentes para saberem se relacionar de forma mais crítica (responsável) e criativa com as diversas mensagens que não só produzimos como recebemos diariamente nos diversos meios no contexto de Infodemia que vivemos.


Além disso, possibilitar um novo olhar para as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como linguagem e estímulo à criatividade artística e autoral, valorizando o     diálogo multicultural, o desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis, a criticidade e o respeito ao direito à comunicação e aos direitos humanos.


Especialistas nacionais e internacionais fornecerão subsídios para que os formandos possam desenvolver trabalhos em suas salas de aula e ateliês levando em conta a dimensão da Alfabetização Midiática e Informacional e da Educomunicação. 
 

Ao final, espera-se que apresentem – em até 45 dias após a formação – produtos ou projetos  que poderão vir a ser objeto de uma exposição física e/ou online, democratizando o resultado da formação para a população em geral, e que não gerará custos ligados a direitos autorais ou quaisquer outros não acordados entre as partes, levando-se em conta que esta é a fase final da formação.


DA SELEÇÃO E QUANTIDADE DE VAGAS


Serão destinadas 40 vagas para esta formação*


As vagas serão preenchidas por processo seletivo. 


Para participar da seleção para a formação, que será gratuita e online, é preciso que professore(a)s e artistas interessados enviem, no período de 21/07/21 a 05/08/21 os documentos abaixo para o e-mail educacaomidiatica2021@gmail.com Também é necessário que tenham computador com conexão estável à internet, webcam e microfone.


* Casos excepcionais serão discutidos pela equipe responsável pela formação.

No assunto do e-mail, colocar: “SELEÇÃO EDUCAÇÃO MIDIÁTICA 2021”:


Documentos exigidos e que devem ser anexados no e-mail:
1 – Documento de identificação (Identidade ou Carteira de Habilitação)
2 – Ficha de inscrição (Anexo1)
3 – Carta de motivação (Anexo 2)
4 – Currículo com atividades dos últimos 10 anos
5 – Se for professor, enviar declaração da escola comprovando que leciona disciplina de arte naquela instituição e os níveis para os quais leciona / Se artista, comprovar que ministra aulas a crianças e adolescentes e para quais instituições, ateliês. A data limite para o envio desta declaração é 15/08/21.

DO RESULTADO


O resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de agosto no site da Semana da Europa (https://www.semanadaeuropa.org/) e diretamente, por e-mail, aos selecionados. Será feita uma lista de suplentes, caso haja interessados sem vagas. Havendo desistências entre os selecionados, chamaremos os nomes suplentes. 

 

Caso haja quaisquer dúvidas relacionadas a este edital, favor contactar através do e-mail educacaomidiatica2021@gmail.com

ANEXO 1

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

“Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”

 

1 – NOME COMPLETO

2 - CPF

3 – RG

4 – ENDEREÇO RESIDENCIAL (CIDADE/ ESTADO /CEP)

5 – TELEFONE(S)

6 – REDES SOCIAIS

7 – PROFISSÃO

8 – LOCAIS DE TRABALHO (COM ENDEREÇO COMPLETO/ CIDADE/ ESTADO / CEP E TELEFONE)

9 – DISCIPLINA(S) / MODALIDADE ARTÍSTICA QUE LECIONA

10 – FAIXAS ETÁRIAS PARA AS QUAIS LECIONA

 

 

ANEXO 2

CARTA DE MOTIVAÇÃO

 

 

Carta de 10 a 20 linhas em fonte Arial 11, espaçamento 1,5, contendo a motivação para participar desta seleção. Escreva sobre as expectativas que possui, as maneiras que pretende usar as informações recebidas nesta capacitação e a disposição para se tornar um multiplicador da Alfabetização Midiática Informacional / Educomunicação tendo a arte como base.

“EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E O COMBATE À DESINFORMAÇÃO – O PAPEL DA ARTE”
 

Ficha Técnica


Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia
Parceiro Local: Centro Universitário IESB
Parceria institucional: Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB)
Coordenação: Cristiane Parente - Iandé Comunicação e Educação
Comunicação: Diana Leiko - Atelier Comunicação Personalizada
Produção: Cristiane Parente e Vanessa Medrado
Produção Executiva: Vanessa Medrado
Produção Técnica (Seminário Internacional): Produssa
Produção Técnica (Workshops Nacionais): Centro Universitário IESB
Curadoria (Workshops Nacionais): Cristiane Parente, Dione Oliveira Moura, Rafiza Varão, Mariana Lopes
E-book: (Em breve)
Apoio Institucional: SOS Imprensa (FAC/UnB), RENOI

bottom of page